AE Lima-de-Faria

Missão, visão e valores

MVV

Transformar o conhecimento em ação

O alargamento da escolaridade obrigatória, a aposta na qualificação dos portugueses e a incerteza do futuro trazem aos sistemas educativos profundos desafios a que o Agrupamento de Escolas Lima-de Faria, Cantanhede (AELdF) não é alheio. A diversidade e as necessidades diferenciadas dos alunos e dos adultos exigem da Escola um esforço acrescido de criar respostas apropriadas para que todos alcancem o desejado sucesso, a saber, que efetuem aprendizagens significativas que os tornem capazes de transformar conhecimento em ação, seja na vida social e na futura vida profissional, seja na vida académica e na necessária concretização de objetivos para alcançar as etapas seguintes.


Perfil dos alunos

As atuais políticas públicas de educação, por sua vez, estão a dar às escolas instrumentos para as aprendizagens significativas que respondam aos desafios de um futuro incerto, tanto para os alunos que a breve trecho deixarão o ensino obrigatório como para os que necessitam de aumentar as suas qualificações e também para os que, tendo agora entrado na educação pré-escolar, enfrentarão um mundo não previsível.

Um desses instrumentos é o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Assentando numa ideia de formação integral do indivíduo, aceitar a visão deste Perfil e os valores que a norteiam, implica aceitar os domínios de competência, cuja plena concretização exige uma prática letiva centrada no aluno, num entendimento alargado e flexível do currículo, onde os conhecimentos (constantes das aprendizagens essenciais e de todos os projetos de enriquecimento curricular) só se consideram adquiridos se se imbricarem em capacidades e estiverem disponíveis para a ação.

Mas, se este é um currículo prescrito, o que importa é o currículo implementado, ou seja, aquele que efetivamente vai enformar o AELdF: uma Escola com uma organização e práticas cidadãs, onde todos (incluindo as famílias) se corresponsabilizam pela plena formação dos alunos e na qual os docentes se assumem como gestores do currículo, quer no modo flexível como implementam as aprendizagens essenciais e as cruzam com os projetos de Escola, quer na planificação, avaliação e monitorização de atividades de aprendizagem de sucesso.


Avaliar para aprender

Nesta gestão do currículo, o papel formativo da avaliação e da monitorização ganha um particular relevo, na medida em que deve dar aos alunos, professores e famílias a informação necessária para que todos os alunos consigam alcançar o pleno desenvolvimento das suas potencialidades, traduzindo o tradicional processo de ensino-aprendizagem num processo inovador de ensino-avaliação-aprendizagem, em que a avaliação é entendida como um processo pedagógico, cujo principal objetivo é ajudar os alunos a aprender melhor (avaliação pedagógica orientada para a melhoria).


Preâmbuo do Projeto Educativo do AELdF, Cantanhede – 2018/2021

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