Agrupamento
O Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria
No dia 13 de dezembro de 2012, o Conselho Geral Transitório do Agrupamento de Escolas deu parecer favorável ao acolhimento do nome de Lima-de-Faria como seu patrono, decisão ratificada pela Câmara Municipal de Cantanhede em fevereiro de 2013, por considerarem que o prestígio internacional e a magnitude da sua obra científica honram Cantanhede e a ciência portuguesa e constituirão fonte de inspiração para os alunos de cuja formação o Agrupamento está investido.
O patrono do Agrupamento
António Lima-de-Faria nasceu em Cantanhede, em 1921. Filho e neto de figuras de vanguarda das ideias republicanas, cursou Biologia na Universidade de Lisboa, onde exerceu funções docentes. Em incompatibilidade com o regime salazarista, emigrou para a Suécia em 1949, passando a lecionar na Universidade de Lund. Naturalizou-se em 1954 e casou com uma cidadã norueguesa.
Foi o primeiro cientista a realizar a fusão de células humanas com células vegetais, sucesso que foi objeto do filme The fusion of human with plant cells.
Verdadeiro homem renascentista, com profundo sentido humanista e extraordinária capacidade de se maravilhar com a Natureza, Lima-de-Faria tornou-se mundialmente conhecido em 1988 com a obra Evolution Without Selection. Form and Function by Autoevolution, na qual refutou a doutrina da seleção natural, um dos pilares da teria de Darwin, até aí considerada inatacável. As suas teses são estudadas em todo o mundo, estando ainda muito longe de imaginar-se a real dimensão do seu impacto científico futuro.
Eminente investigador em Citogenética Molecular, lecionou em algumas das mais reputadas instituições científicas mundiais. Foi membro da Fundação Rockefeller, da Agência Internacional de Energia Atómica, do Instituto Americano para a Investigação do Cancro, do Instituto Max Planck (Alemanha), do Centro francês de Investigação sobre as Macromoléculas, do Instituto Nacional de Genética de Mishima e do Instituto de Botânica da Universidade de Tóquio (ambos do Japão), do Instituto de Genética Animal (Escócia), do Centro de Pesquisa Biológica da Academia Húngara das Ciências, entre muitos outros. Foi secretário da Sociedade Nórdica de Biologia Celular, membro da Comissão Executiva da European Space Research Organization, do Instituto de Biomedicina do Porto, da Academia das Ciências de Lisboa e de numerosos Comités Científicos internacionais. Galardoado pela Universidade de Coimbra, é também Doutor "Honoris Causa" pela Universidade do Porto. Integra as Academias de Ciências de vários países, a Royal Fysiographic Society, a New York Academy of Sciences e a Academia Nazionale dei Lincei (Itália). Foi Conselheiro da UNESCO, do Banco Mundial e do Governo do Brasil. Recebeu galardões e títulos honoríficos em numerosos países.
© Texto da autoria do professor Manuel Cidalino Madaleno
A formalização do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede
Por Despacho datado de 22 de maio de 2014, o Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar autorizou a atribuição da denominação Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede.
O Agrupamento de Escolas Finisterra-Cantanhede
Com o argumento de que a designação de FinisEsc não estava conforme o estipulado na lei, o Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar determina em despacho que o novo Agrupamento se deve designar de Finisterra, tendo vindo, posteriormente, a designar-se de Finisterra-Cantanhede.
O Agrupamento de Escolas FinisEsc
Na sequência do processo de agregação de Unidades de Gestão, foi constituído um novo agrupamento de escolas resultante da junção da Escola Secundária de Cantanhede com o Agrupamento de Escolas Finisterra, Febres.
Em comunicação da Direção Regional de Educação do Centro, e na sequência do Despacho de 28 de junho de 2012 do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, foi veiculada a informação de que o novo agrupamento se passaria a designar FinisEsc.