Missão, visão e valores
Transformar o conhecimento em ação
A diversidade e as necessidades diferenciadas dos alunos e dos adultos que frequentam a Escola atual, e os desafios de um futuro incerto, exigem do sistema educativo um esforço acrescido na criação de respostas para que todos alcancem o desejado sucesso, a saber, que efetuem aprendizagens significativas que os tornem capazes de transformar conhecimento em ação e de alcançar os objetivos necessários às etapas seguintes, seja na vida social e na futura vida profissional, seja na vida académica.
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A criação de respostas não pode ser alheia ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Assentando numa ideia de escola inclusiva e na da formação integral do indivíduo, aceitar a visão deste Perfil e os valores que a norteiam, implica acolher os domínios de competência, cuja plena concretização exige uma prática de ensino e aprendizagem centrada no aluno, com as suas potencialidades e dificuldades, e no entendimento alargado e flexível do currículo, onde as competências constantes das Aprendizagens Essenciais, e de todos os projetos de complemento curricular, só se consideram adquiridas se estiverem disponíveis para a ação.
Avaliar para aprender
Nesta gestão do currículo, o papel formativo da avaliação e da monitorização ganha um particular relevo, na medida em que deve dar aos alunos, professores e famílias a informação necessária para que todos os alunos consigam alcançar o pleno desenvolvimento das suas potencialidades, traduzindo o tradicional conceito de ensino e aprendizagem num processo inovador de ensino-avaliação-aprendizagem, em que a avaliação é entendida pedagogicamente e inserida nas atividades de ensino e aprendizagem, cujos objetivos são orientar os alunos e dar aos professores informação para melhorar práticas pedagógicas e didáticas.