Projetos
Ambientes Inovadores em Educação 2018-2020
É uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e que faz parte de um pacote de ações, dirigidas à educação, e candidatadas a fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020. Criada com base num modelo da European Schoolnet, visa introduzir, com apoio de recursos e equipamentos digitais, novas práticas educativas e de avaliação, centradas no aluno e que estão em sintonia com o estabelecido no Currículo do Ensino Básico e Secundário, nomeadamente no DL n.º 55/2018, de 6 de julho.
Artes de Palco
Mais centrado na Escola EB Carlos de Oliveira, este é um projeto do AELdF que envolve alunos e professores na dinamização de atividades de dança, música e expressão cénica.
Canguru matemático
Projeto internacional, com centenas de milhares de participantes, que visa a promoção da matemática, nomeadamente através do concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras que ocorre simultaneamente em vários países do mundo. A coordenação local depende das inscrições dos alunos.
Desporto Escolar
Programa institucional do Ministèrio da Educação que visa proporcionar o acesso à prática desportiva regular e de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
Escolas Solidárias, Fundação EDP
Programa que promove a cidadania ativa e solidária, assente na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Mobilização dos professores e dos alunos para contribuírem, de forma integrada e construtiva, na melhoria de situações concretas das suas comunidades, tornando-se assim agentes de mudança positiva.
Educação para a Saúde
Programa institucional do Ministério da Educação que visa dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.
eSafety
Programa da União Europeia que tem por objetivo promover a utilização segura das tecnologias da informação e comunicação em contexto escolar, nomeadamente pela implementação de políticas de segurança digital.
Estou a crescer
Incluindo no PES, e com o apoio de várias entidades externas, “Estou a crescer” é um projeto dirigido aos alunos do 1.º CEB que visa, em articulação com as famílias, promover a literacia para a saúde e as decisões responsáveis, incorporando-as no processo de crescimento.
Expofacic
Projeto da Câmara Municipal de Cantanhede de promoção dos setores industrial, comercial e agrícola de Cantanhede. As escolas, e outras entidades com papel educativo e social, participam no projeto com a apresentação das atividades desenvolvidas anualmente.
Ideias com Mérito
Projeto da RBE que apoia práticas já instaladas de integração dos recursos das BE na transformação da informação em conhecimento. Em 2015 foi atribuída uma candidatura de mérito ao projeto concelhio Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca (a primeira foi atribuída à ESC em 2009).
Jovens repórteres para o ambiente
Programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.
Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca
Projeto concelhio das Bibliotecas Escolares que assenta no pressuposto que a formação de professores nas literacias da informação e digital é a melhor forma de chegar aos alunos, integrando no processo de ensino-aprendizagem as competências envolvidas nestas literacias.
+Contigo
Incluindo no PES, o projeto “+Contigo” dirige-se aos alunos do ensino secundário e tem por objetivo trabalhar diferentes aspetos da saúde mental.
O aprendiz de investigador
Projeto de elaboração de recursos para a aprendizagem e consolidação de competências em literacia digital e da informação inserido no Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca. Os recursos estão abertos à comunidade.
O meu corpo
Incluindo no PES, e dinamizado pela Unidade de Cuidados da Comunidade de Cantanhede, “O meu corpo” dirige-se às crianças do pré-escolar, visando aspetos como a alimentação saudável, higiene, saúde oral, hábitos de sono, educação para afetos e sexualidade, saúde mental e competências socio-emocionais.
Olimpíadas
Concursos nacionais e internacionais nos quais o Agrupamento tem participado através da prestação anual e individual dos alunos. Desde 2012 ocorreram participações nas Olimpíadas de Biologia, Economia, Filosofia, Física, Geologia, Química e Português. A coordenação local depende das disciplinas envolvidas.
Pilhão vai à escola
Desafio lançado pela Ecopilhas com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as Escolas a adotar melhores práticas ambientais. Coordenação de Palmira Neves.
Plano Nacional de Leitura
Programa que visa aumentar os níveis de literacia dos portugueses. O Agrupamento participa regulamente nos projetos do PNL Faça lá um poema, Concurso Nacional de Leitura e Semana da Leitura. Outras participações dependem da adesão anual. Trabalhos produzidos no âmbito deste projeto disponíveis AQUI.
Plano Nacional de Leitura Ler+Jovem | Bússolas de Sentido
Projeto em implementação na Escola Secundária Lima-de-Faria, dirigido aos alunos do ensino secundário, de promoção do livro e da leitura e finnaciado pelo PNL.
Podcast na Educação
Projeto conjunto do MEC, PNL e RBE que visa incentivar a leitura e o uso das tecnologias em meio escolar, através do conto e reconto em vídeo e áudio. Dirigido ao pré-escolar e 1.º ciclo. Trabalhos produzidos no âmbito deste projeto disponíveis AQUI.
Primeiros Passos na Ciência
Apresentado no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, o “Primeiros passos com a ciência” dirige-se a alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade. Os alunos, a partir dos conteúdos de Estudo do Meio, desenvolvem atividades experimentais, exploram e aplicam conceitos e realizam visitas de estudo, como, por exemplo, ao Exploratório e ao Observatório Astronómico.
Programação e robótica no primeiro ciclo
Programa da DGE / ERTE que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e fomentar competências transversais ao currículo. Os conceitos a ele associados devem reforçar não só o domínio da computação, mas também conceitos-chave noutros domínios de aprendizagem (leitura, escrita, matemática, ciências, expressões, música, arte, etc.), tornando as aprendizagens cada vez mais significativas e contextualizadas, desafiando os alunos a desenvolverem competências multidisciplinares, reforçando a confiança nas suas capacidades.
Programa Eco-Escolas
Programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal pela ABAE. Visa encorajar e reconhecer ações de qualidade no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Cada escola do Agrupamento participa com um plano de ação e tem um coordenador local.
Programa Escola Voluntária | De 2012 a 2015
Instrumento de atuação, promovido pelos Ministérios da Educação e Ciência e Segurança Social, no âmbito do voluntariado, que visa promover os valores de cidadania e da solidariedade em meio escolar e que a Escola Secundária Lima-de-Faria integrou desde 2012.
Programa YoungVolunteam | De 2012 a 2015
Projeto da CGD, em parceria com a Sair da Casca e a ENTRAJUDA, para promoção do voluntariado nas escolas do Ensino Secundário, como meio para o desenvolvimento de competências nos jovens em diferentes eixos: inclusão social, educação, emprego e cidadania.
Rede de Bibliotecas Escolares
Programa do MEC que visa desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico e digital. Coordenação local da responsável pelo Serviço das Bibliotecas.
SOBE – Saúde Oral e Bibliotecas Escolares
Na sequência do Programa de Prevenção da Saúde Oral, a vocação do SOBE é a de integrar a temática da saúde oral nos currículos escolares e a de implementar práticas de higiene oral nos jardins-de-infância e escolas do 1.º CEB. Coordenação de Julieta Marques e das responsáveis de cada estabelecimento.
Atualização em novembro de 2018